Em continuidade à proposta de utilizar espaços externos à escola no processo educativo, a professora Rosa Iavelberg fala nesta aula sobre possíveis parcerias que a escola e o professor podem fazer com as instituições culturais, como museus, casas de cultura, parques, que geralmente oferecem projetos educativos a partir dos quais os professores podem criar projetos de trabalho em conjunto com as várias disciplinas.
Visitas a museus podem ser feitas pessoalmente, ou, no caso de instituições mais distantes, existe a possibilidade das visitas virtuais, através dos sites na internet. É o caso, por exemplo, do Museu do Louvre em Paris, que neste link: http://www.louvre.fr/en/routes/masterpieces-0 apresenta algumas obras com informações descritas em inglês. Os alunos podem apreciar as obras a partir das fotos no site e pode-se propor um trabalho com a disciplina Inglês para fazer as traduções dos textos, por exemplo.
Fonte: Site do Museu do Louvre
Segundo a professora Rosa Iavelberg, utilizar as ferramentas tecnológicas de comunicação, como a internet, despertam o interesse dos alunos e os envolve nas aulas. No caso do museu do Louvre, a professora sugeriu trabalhar com a obra de Leonardo da Vinci, partindo da Mona Lisa, depois convidando os alunos a conhecerem as outras facetas deste grande artista, que desenvolveu invenções em diversas áreas.
Invenção de Leonardo da Vinci, Flying Machine. Fonte: Blog Miscelânea
No Brasil, foi sugerido trabalhar com o Museu do Homem Americano, no Piauí. Este Museu está próximo ao Parque da Serra da Capivara, famoso no mundo inteiro por ser um grande sítio arqueológico, com materiais de povos pré-históricos, como as inscrições rupestres feitas por diversos grupos étnicos, e que despertam interesse nas crianças. No site http://www.fumdham.org.br/ também é possível percorrer imagens do Parque e do Museu.
Fonte: Museu do Homem Americano
A partir da visita virtual a este Museu, pode-se estudar o que é a Arqueologia e como seu estudo colabora no conhecimento do meio ambiente. No link a seguir, há uma entrevista com a arqueóloga Niéde Guidon, arqueóloga e diretora do museu: http://noticias.ambientebrasil.com.br/entrevistas/2002/11/13/21674-entrevista-exclusiva-niede-guidon.html
Pode-se propor aos alunos que manifestem suas próprias expressões artísticas, em papel, ou mesmo no muro da escola, com autorização da comunidade. Pode-se propor que organizem seus trabalhos e que os exponham para a comunidade. Este tipo de trabalho é interessante para unir os alunos em torno de um interesse comum. E as possibilidades são muitas, para além dos exemplos aqui citados.
O vídeo abaixo dá algumas dicas de museus e como explorar bem a visita virtual:
Nenhum comentário:
Postar um comentário