A ação para formar o grupo Uh-Batuk-Erê teve início motivado pela necessidade de estabelecer um diálogo entre os participantes da comunidade. A escola promoveu atividades de formação, oficinas de música, dança, capoeira, canto, artesanato, além de fóruns comunitários nos quais foi aberto espaço de discussão para que os moradores participassem e pudessem falar sobre a situação em que se encontravam.
Os problemas da comunidade envolviam violência doméstica, falta de saneamento básico, dentre outros problemas relacionados. A escola criou uma carta de intenções da comunidade, encaminhando aos órgãos responsáveis.
Ao mesmo tempo, o grupo foi se fortalecendo, os alunos começaram a fazer apresentações para a comunidade, depois passaram a se apresentar externamente. Os alunos passaram a assumir um protagonismo, fazendo a ponte entre a escola e a comunidade.
Desde o início do projeto, o professor relata que mudou a relação de todos como grupo, pois eles passaram a perceber que podem intervir de modo positivo na comunidade. Os preconceitos que eles próprios tinham também diminuíram, encontros comunitários ocorrem regularmente.
Nas palavras do professor Edson Azevedo, "Educação é responsabilidade comunitária e é um processo contínuo".
Blog do grupo Uh Batuk Erê: http://uh-batuk-ere.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário