"O conceito de lazer é difícil de limitar a uma única definição, como uma experiência compreendida por indivíduos diante de variados contextos, o estudo do lazer tem estado envolvido em três abordagens: tempo, atividade e estado da mente." (Carla HENDERSON, 2001)
"Um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou ainda para desenvolver sua formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais." (Jofre DUMAZEDIER, 1980)
Dumazedier classifica três dimensões do lazer: descanso, divertimento e desenvolvimento (social ou pessoal) e a partir desta classificação foram apresentados na videoaula seis tipos de interesses ligados ao lazer:
- artísticos (novela, museus, filmes)
- intelectuais (cursos, leitura, xadrez)
- manuais (artesanato, jardinagem)
- sociais (festas, associações, bares)
- físicos (ginástica, esportes, caminhada)
- turísticos (viagens, passeios)
Para promover oportunidades de lazer relacionadas aos interesses mencionados, os equipamentos de lazer podem ter estruturas que ofereçam atividades que atendam a todos ou a alguns desses interesses.
É essencial que haja um conhecimento das necessidades da comunidade antes da instalação dos equipamentos de lazer. Há casos em que uma biblioteca é melhor aceita em um bairro do que um clube esportivo, por exemplo.
O professor cita o caso da cidade de São Paulo para falar sobre o desequilíbrio em relação à distribuição dos equipamentos de lazer. A propósito desta questão, há um artigo de autoria de Isaura Botelho* que trata deste mesmo tema e apresenta mapas da distribuição desses equipamentos culturais em São Paulo, segue um exemplo:
Fonte: retirado do artigo de Isaura Botelho
Verifica-se por este mapa que a distribuição dos teatros na cidade de São Paulo concentra-se na região central da cidade, não havendo este tipo de equipamento cultural nas regiões periféricas do município.
_________________
Referência:
(*) BOTELHO, Isaura. "Os equipamentos culturais na cidade de São Paulo: um desafio para a gestão pública". Publicado na Revista de Estudos Regionais e Urbanos ed. 43/44. Disponível no link: http://www.centrodametropole.org.br/pdf/espaco_debates.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário