A aula da professora Patrícia Junqueira aborda a contemporaneidade como um tempo de paradoxos, iniciando por uma breve análise sobre as mudanças em nossa sociedade que vem experimentando crescimento econômico, mas que porém não tem garantida a igualdade entre as pessoas. Ao mesmo tempo, a possibilidade de atuação em rede apresenta-se como caminho para melhorar as relações com as comunidades.
Algumas das principais tensões que ela aponta no período atual são:
- Cultura de massa x Cultura local
- Tradição x Modernidade:
- Competição x Igualdade de oportunidades
O trabalho em rede tem por objetivo potencializar os recursos da comunidade, fortalecer a implicação dos diferentes atores da comunidade, problematizar questões emergenciais coletivamente, identificar estratégias compartilhadas de enfrentamento.
Como exemplo de trabalho em rede, a professora aponta a seguinte situação:
Numa comunidade com problemas de relacionamento entre adolescentes, famílias e escola, os professores, conselheiros tutelares, líderes religiosos, mães, pais, avós, agentes de saúde, adolescentes, universidades entre outros, poderiam formar um grupo para trabalhar as questões para solucionar os conflitos conjuntamente. Seria feita a organização de um plano de atividades sobre a temática: fóruns sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, formação de adolescentes multiplicadores de práticas solidárias, oficinas de pais e educadores para prevenir situações de dificuldade de relacionamento.
O termo "trabalho em rede" evoca a ideia de que todos os que participam nas ações têm voz e têm o mesmo peso, em rede não há hierarquia, dessa forma, todos contribuem ativamente nas situações da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário