Vídeo-aula 19: Violência nas escolas

Fonte da imagem: PuntoEdu/PUCP

Esta videoaula propõe uma reflexão sobre as origens do comportamento violento na adolescência. Diversas são as causas que geram atitudes agressivas e destrutivas, desde fatores sociais, até transtornos psicológicos. Ao ter conhecimento sobre os fatores que geram este tipo de comportamento, aumentam as possibilidades de identificar situações de vulnerabilidade e propor ações adequadas.

Conforme foi apresentado nesta aula, dentre os principais problemas que podem surgir durante a adolescência estão o uso de substâncias psicoativas, tendência à depressão e ansiedade e a delinquência. Estes problemas podem ter origem na infância, uma vez que a exposição à violência no ambiente familiar pode contribuir para o desenvolvimento de comportamento violento por parte da criança.

Principais fatores de risco apontados como desencadeadores dos distúrbios de conduta e delinquência:
- fatores contextuais: família desestruturada, doenças mentais nos pais, pais negligentes e desinteressados
- fatores sociais: desemprego, fracasso escolar, redes de apoio ineficientes

Modelos ideais de redes de proteção à infância e adolescência seguem padrões semelhante aos representados abaixo, com a atuação da escola, da família, do Conselho Tutelar, Juizado da Infância, Centros de Apoio, dentre outros:


Fonte da imagem à esquerda: Ministério Público do Paraná, imagem à direita: Organização Internacional do Trabalho

Mas na prática, infelizmente nem sempre existe um apoio real. A omissão gera o agravamento da situação, de modo que é necessário manter a observação em relação aos comportamentos dos alunos na escola, e manter contato com a família para conhecer a situação em que um possível aluno em risco está vivendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário