O multiculturalismo caracteriza a sociedade contemporânea, correspondendo à coexistência de diversas culturas, que atuam interferindo nas relações sociais em diversos graus, permitindo a troca e inclusive a formação de novas identidades.
Fonte da imagem: http://multiculturalismogrupo5.blogspot.com.br/2012/03/defenicao-de-multiculturalismo.html
Esta aula abordou uma contextualização do mundo atual, com uma reorganização geográfica produzida a partir da ascenção do neoliberalismo e seus efeitos; as questões econômicas e políticas e suas implicações nas sociedades; a existência de grupos de identificação dentro das sociedades, compartilhando de marcas comuns, traços que identificam as pessoas como pertencentes a determinados grupos; a disseminação de textos culturais, ou seja, a atuação de livros, televisão, propagandas, que vinculam ideias que fazem com que cada sujeito se posicione diante da realidade, formando identidade.
Como consequências deste contexto, ocorrem situações envolvendo o multiculturalismo, suscitando a reflexão sobre identidade e diferença, abordada na aula anterior pelo professor Mário Nunes e apresentada também nesta aula.
Como reações a todo este contexto, surgem os movimentos sociais, reivindicando a equidade; a adoção de políticas de ações afirmativas. O reconhecimento da diferença é a base da convivência democrática, por isso, não se deve agir como se existisse uma homogeneidade, pois ela não existe de fato. As diferenças é que conferem identidades a cada sujeito, portanto, a diferença deve ser reconhecida e respeitada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário