Vídeo-aula 8: A construção psicológica dos valores

A aula do professor Ulisses Araújo trata da importância da questão afetiva na construção de valores. Ele inicia a aula com uma citação de Piaget:

"os valores referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior. surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos e ou pessoas, e ou relações e ou sobre si mesmo." Piaget

O professor afirma que do ponto de vista psicológico, os valores tem a ver com aquilo de que gostamos. Alunos que não gostam da escola não têm nela valor algum, por isso podem até depredá-la, ou simplesmente não gostam de frequentá-la.

Com relação à formação da identidade, os valores posicionam-se de forma mais centralizada ou mais periférica em cada indivíduo. Nos indivíduos cuja identidade possui a honestidade como sendo central, adotarão um modo de vida baseado na honestidade. Ao contrário, os indivíduos que não possuem a honestidade como central em sua identidade, agirão de forma desonesta. No entanto, esses posicionamentos não são fixos, eles podem mudar ao longo da vida, ou em diferentes esferas da vida do indivíduo. Por exemplo: há pessoas que têm a honestidade como um valor central em sua identidade, porém, em certos momentos, a honestidade deixa de ser central, quando este indivíduo resolve burlar uma regra ou uma lei. Ou seja, é possível reconfigurar os valores em qualquer tempo e idade.

Já a definição de quais valores devem ser periféricos e quais devem ser centrais deve ser feita pela própria sociedade. O professor sugere como referência a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a partir da qual as escolas podem trabalhar para escolher quais valores devem ser centrais na idendidade de seus alunos.

Charge do cartunista Quino


Esta charge mostra, de forma bastante irônica, a necessidade de se ensinar os valores desde a infância. A partir da charge é possível refletir sobre quais valores estão sendo passados para as crianças atualmente, mesmo que não seja de forma tão direta como o personagem, mas indiretamente as crianças são bombardeadas por ideias deturpadas sobre valores, seja por parte da atuação forte da mídia, pela televisão, seja por influência de pessoas que vivem sob um padrão de comportamento individualista, em meio ao consumismo, sem pensar criticamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário