Vídeo-aula 12: Perspectivas atuais em educação de valores

O professor Ulisses Araujo apresenta algumas experiências para exemplificar ações possíveis para trabalhar a educação em valores.
Para que estas ações de fato ocorram e promovam resultados, é preciso haver articulação entre a escola e a comunidade. O professor apresenta uma ação em quatro movimentos:

1) A gestão por meio de um fórum, no qual participam além de pais, professores e alunos, também pessoas da comunidade externa à escola, mas que também fazem parte do bairro e vivenciam a mesma realidade dos que estão dentro da escola. O objetivo é discutir temas ligados à ética e cidadania, propondo elaboração dos projetos de ação da escola.

2) Ação para além dos muros da escola, com atividades externas, que permitam aos alunos observarem a realidade, encontrando problemas que podem ser abordados nas aulas. Assim, o aprendizado passa a ter um maior significado, pois o conhecimento estará articulado com a realidade vivenciada pelos alunos.

3) Uma vez que os alunos saíram da escola para observarem a realidade, voltam para a sala de aula formulando questões e propondo problemas a serem estudados. Assim, temas transversais como meio ambiente, saúde, são trabalhados por meio da reelaboração do currículo, que passa a ter mais sentido ao incorporar questões do cotidiano.

4) Por meio de atividades como elaboração de jornal mural, rádio comunitária, peças teatrias, promove-se o protagonismo dos estudantes e, com isso, o professor deixa de ser o detentor do conhecimento. Assim, o aluno passa a ter um papel mais ativo, dinâmico, crítico e autônomo.

Desenho de uma das alunas participantes de projeto de ação no CIEJA Butantã (link abaixo)

O projeto descrito no link a seguir mostra um exemplo de ação que combina com o que foi proposto nesta aula. Os alunos saem para a rua fazendo atividades que os permite relacionar os conteúdos das aulas com a realidade fora da escola, em sua vida cotidiana.

http://proex.ufabc.edu.br/ejaecosol/projeto-cieja-na-rua-para-alem-dos-muros-da-escola/#to-projeto-cieja-na-rua-para-alem-dos-muros-da-escola-n-1

"A partir das relações do homem com a realidade, resultantes de estar com ela e de estar nela, pelos atos de criação, recriação e decisão, vai ele dinamizando o seu mundo. Vai dominando a realidade. Vai humanizando-a. Vai acrescentando a ela algo de que ele mesmo é o fazedor. Vai temporalizando os espaços geográficos. Faz cultura." (Paulo Freire. Educação como prática da liberdade, 1967)

Nenhum comentário:

Postar um comentário