Vídeo-aula 20: Violência e educação

Nesta aula, a professora Flavia Schilling apresentou uma citação de José Saramago que tem uma estreita relação com a forma como lidamos com a violência escolar: "Se puderes olhar, vê. E se puderes ver, repara". Esta frase entra no contexto de que a tendência é de desviarmos o olhar diante da violência na escola, violência esta que também tem por característica, conforme a professora Flávia, quebrar os discursos, emudecer as pessoas, deixar sem ação.

Por Carlos Latuff. Retirado deste link.

Embora a escola não possa pretender ser responsável por resolver todos os problemas que geram violência, há muito o que se possa fazer, como investigar as origens, pois a violência pode estar relacionada ao que acontece no entorno da escola, nesse caso, é possível a escola construir parceria com a comunidade, propor projetos que favoreçam uma melhor convivência.

Outra causa de violência dentro da escola pode ter relação com o tratamento que os alunos têm em casa, dentro de suas famílias, cabendo à escola procurar meios de encaminhar o problema, seja para o Conselho Tutelar, seja para outros familiares ou pessoas próximas que possam ajudar a intervir na situação.

Há também a violência que a própria instituição escolar promove, quando se apresenta como um espaço propício à ocorrência de discriminações, ou quando os alunos são promovidos de ano sem aprender, ou quando se impõem regras com as quais os alunos não concordam ou, simplesmente, não compreendem, são situações geradoras de conflitos.



Imagem retirada do Google Imagens. Autoria não identificada.


A charge acima mostra um modo de lidar com a violência para além da ação nas escolas, por meio da vigilância, de punições, contenções, policiamento, o que se vê na fala do personagem masculino. A mulher sugere simplesmente "educar as crianças". É necessário, portanto, enfrentar o problema para poder diagnosticar causas e procurar intervir de modo a favorecer um ambiente mais pacífico e propício aos aprendizados dentro da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário