Há outras várias experiências de educação integral em escolas públicas no país, muitas com sucesso, uma vez que, conforme sugere a imagem abaixo, a educação integral tende a promover uma relação mais estreita entre a família, a escola e a comunidade.
No entanto, julgamos importante considerar que a jornada integral demanda um planejamento bastante sério, envolvendo estrutura física, recursos humanos e materiais. Não basta simplesmente instituir que "a partir desse ano, teremos nessa escola a jornada integral". Pois pode correr o risco de se obter um efeito contrário e os alunos não participarem das atividades, uma vez que não é simplesmente o tempo que o aluno passa na escola que determina sua formação como boa ou má, mas sim a qualidade das atividades desenvolvidas.
Desde que haja uma boa estruturação e planejamento por parte do grupo de professores e gestores, a educação integral é uma forma positiva de enriquecer o vínculo que o aluno tem com o ambiente da escola, pois além das disciplinas curriculares, ele terá oportunidade de aprender outras coisas, relacionadas a interesses diversos.
Imagem retirada deste link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário