A aprendizagem sobre diversidade cultural ocorre com a oportunidade de o aluno criar, sem copiar, mas sendo influenciado pelas poéticas das obras artísticas que a ele são apresentadas, a partir das quais expressa sua poética própria. Foi mostrado o exemplo de um desenho feito por um aluno que se inspirou nos traços dos desenhos corporais feitos na Índia utilizando a técnica da henna (esquerda). Nota-se que a criança não fez uma simples reprodução do que viu, mas adaptou uma técnica de desenho para criar uma composição nova, de sua autoria.
Fonte: toutlamour.blogspot.com
Fonte: printscreen da videoaula 6.
Segundo F. Graeme Chalmers (Diversidad Cultural e Educación Artística, Barcelona: Paidós, 2003), o ensino da diversidade cultural deve promover a ênfase nas relações humanas com cooperação e respeito mútuo, na promoção do pluralismo e diversidade social com equidade, e ensino de diferentes contúdos não pertencentes às culturas dominantes.
O professor deve considerar as influencias culturais na arte de cada povo e suas especificidades próprias do contexto onde foram criadas. É essencial conhecer os diversos sistemas simbólicos, compostos pelos costumes, lendas, mitos, festas, música, arquitetura, valorizando a integração da produção cultural local com a cultura universal.
Por meio do conhecimento é possível aproximar o aluno de outros povos e culturas, estimulando o respeito e a valorização ao que é diferente e estabelecendo relações com o que é produzido na própria cultura da qual faz parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário