A aula da professora Rosa Iavelberg trata da importância de se trabalhar com a arte na escola como forma de manifestação social. Embora esteja mais relacionado à disciplina de Artes, as demais disciplinas também podem trabalhar os mais diversos conteúdos a partir de obras de arte.
Para que este trabalho de mediação entre o aluno e a arte ocorra de fato, é preciso desmistificar a ideia de que a arte só é acessível a poucas pessoas, promovendo a consciência sobre o valor da arte na sociedade e na vida dos indivíduos.
Ao trabalhar os conteúdos da arte brasileira, pesquisando os artistas que se destacaram ao longo do tempo, os alunos aprendem a relacionar a produção artística com o contexto de cada época em nosso país. Trabalhar com arte e propor aos alunos que produzam seus próprios trabalhos permite que eles aprendam a importância de se expressar.
A formação cultural mediada pelo professor promove a integração do aluno com a sociedade. A arte é uma área do conhecimento que pode favorecer o gosto dos alunos por frequentar a escola. Trabalhando com arte, é possível tratar de diversos temas, através do qual os alunos produzem e podem compartilhar suas produções.
Observa-se que ao longo do tempo, o ensino de Artes na escola passou por transformações. A Escola Tradicional caracteriza-se pela priorização de aspectos exógenos da aprendizagem, ou seja, as técnicas são mais importantes. Na Escola Nova destacam-se os aspectos endógenos da aprendizagem, ou seja, o que cada aluno enquanto indivíduo manifesta o que sente, sem preocupação com técnicas ou modelos a serem seguidos. Na escola contemporânea, ocorre a interação entre a arte adulta e a que é feita pelas crianças, considerando, portanto, os aspectos endógenos e exógenos.
A primeira imagem abaixo mostra um trabalho artístico escolar que é uma releitura da obra Operários, de Tarsila do Amaral. É possível verificar que não se trata de uma cópia, simplesmente. Os rostos apresentam expressões bem mais felizes que os da obra original, mais abaixo:
Segundo a professora Rosa Iavelberg, a arte pressupõe práticas de educação diferenciadas e reconhece a cultura como conteúdo de poder transformador e formador da identidade de estudante.
O professor deve selecionar arte de qualidade, que tenha força de criação para que o aluno possa se identificar e para que possam perceber o valor da autoria e protagonismo dos artistas. Também deve trabalhar com uma arte que faça sentido na vida dos estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário