Segundo Klien, o objetivo da educação comunitária é "o desenvolvimento de um 'sujeito coletivo', isto é, de sujeitos que se compreendam em meio à coletividade, que se tornem co-responsáveis pelas ações, relações, conflitos e decisões que ocorrem na comunidade". Ela faz uma citação de Paulo Freire (1995), afirmando que para que de fato ocorra a educação comunitária é preciso haver a aprendizagem NA comunidade, COM ela e PARA ela.
O conceito de cidade educadora surgiu na Espanha nos anos 1990, segundo este conceito, a educação não é função apenas da escola, mas a própria cidade é um contexto educativo. O vídeo a seguir foi produzido pela Associação Internacional de Cidades Educadoras e ilustra o conceito:
Nesta aula também foram abordados os Direitos Humanos na escola, que são essenciais numa sociedade que se pretenda democrática, uma vez que ambos - democracia e direitos humanos - são mutuamente dependentes.
A aprendizagem dos Direitos Humanos na escola contribui para que os alunos produzam conhecimentos, aprendam valores e ações necessárias para a formação de cidadãos. O primeiro passo para se lutar pelos direitos é conhecê-los bem, e isto pode e deve ser feito dentro da escola, expandindo para a comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário