Vídeo-aula 4: Saúde do Professor



Nesta aula foram abordados três principais aspectos que sustentam a saúde dos professores: a voz, a postura corporal e o controle do stress. Foram também citados fatores desencadeantes de problemas na saúde dos professores as pressões externas, o desgaste físico, ansiedade e depressão.

A voz é o principal instrumento de trabalho dos professores e, por isso, deve ser muito bem cuidada. É importante atentarmos para a forma como a utilizamos, evitando falar muito alto, hidratando continuamente (tomando água sempre que possível). Ao forçarmos demais as cordas vocais corremos o risco de sofrer alterações na voz que podem ser bastante prejudiciais. Uma dica interessante é, ao falar com os alunos, durante as aulas, ir variando a entonação da voz, pois isso ajuda a despertar a atenção dos alunos.

Sobre a postura, algumas atividades bem simples podem ser incorporadas à rotina de todos os professores, ajudando a prevenir dores na coluna, por exemplo. É importante fazer um alongamento antes de entrar em sala de aula, manter a coluna sempre ereta e, fora do trabalho, manter atividades físicas regulares, pois o sedentarismo junto com a má postura podem, a médio prazo, prejudicar nossa coluna.

Com relação ao stress, este é uma reação natural do organismo, quando estamos em situação de medo, confusão ou felicidade. O problema é quando ele está presente durante grande parte do nosso dia. As causas do stress, em geral estão relacionadas à falta de tempo, pressões, que geram ansiedade que pode suscitar agravantes, como doenças psíquicas ou mesmo cardíacas. Foi mencionada a Síndrome de Burnout, caracterizada por uma depressão e insensibilidade a quase tudo e todos, sendo um estado de total exaustão, na qual o profissional já não reage a nenhum estímulo.

É importante trabalhar na prevenção desses problemas, procurando manter atividades físicas, mantendo-se sempre em formação, trocando experiências com colegas, cuidando também da saúde emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário