Esta terceira etapa, que ocorre entre os 9 e os 17 anos de idade ocorre durante a vida escolar das crianças, sendo observadas por nós, professores. A relevância desta aula é a de mostrar a importância em se observar o ritmo de desenvolvimento dos alunos, para que possamos compreender melhor as mudanças pelas quais as crianças passam e a forma como estas mudanças podem interferir no modo como as crianças se comportam.
O acompanhamento da família por meio dos gráficos de crescimento da criança é muito importante, cabendo à escola participar na conscientização sobre este acompanhamento. Orientações quanto à importância da realização de atividade física para estimular a produção de hormônio de crescimento e também a importância de um tempo regular de sono, além da alimentação adequada, cabem também à escola, uma vez que a saúde é um dos temas transversais que devem estar presentes nas atividades curriculares.
O Programa Saúde na Escola, do governo federal é uma política conjunta entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, que prevê ações voltadas para orientação e acompanhamento dos estudantes dentro das escolas. A imagem abaixo ilustra uma ação desenvolvida em uma escola na cidade de Anápolis (Goiás), no momento em que profissionais da Saúde fazem a medição de peso e altura de um aluno:
Fonte: Site da rádio Portal 670.
No link a seguir há uma entrevista com a coordenadora do Programa Saúde na Escola na cidade de Anápolis. Nessa entrevista ela explica como funciona o programa e as principais ações e procedimentos que vêm sendo feitos no município.
Áudio da entrevista: http://www.portal670.com.br/?p=17293
O link a seguir é do Ministério da Saúde, com informações mais detalhadas sobre a estruturação do Programa Saúde na Escola: http://dab.saude.gov.br/programa_saude_na_escola.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário