Foram relatados conflitos envolvendo amor não correspondido, traição e separação (sem agressões físicas) e violência física (homem, mulher e casal). Este é um momento muito importante, pois a intervenção do projeto foi baseada nesse material, coletado inicialmente, que corresponde aos reais problemas identificados na comunidade.
Ao final do projeto, os resultados mostraram que a categoria mágica diminuiu e que as soluções da categoria moral aumentaram. As intervenções ao longo do projeto ajudaram os alunos a compreenderem a importância de levar em consideração que os direitos humanos devem ser respeitados, independentemente do gênero, e que as soluções precisam ser práticas e efetivas.
O gráfico abaixo mostra os resultados das denúncias efetuadas em todo o Brasil, segundo relatório trimestral da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Verifica-se o elevado número de denúncias de violência física sofridas por mulheres:
De acordo com o relatório, 98,9% dos casos de violência registrados no período foram realizados por homens. Estes dados vêm demonstrar a relevância deste tema a ser trabalhado nas escolas, de forma transdisciplinar. Conforme foi relatado pela professora Valéria, a princípio o grupo de professores da escola onde o projeto foi desenvolvido, acreditavam que este tema fosse distante da realidade daquela comunidade, mas verificou-se na sondagem com as crianças, que este problema estava bastante presente.
O relatório completo pode ser acessado no seguinte link:
http://www.sepm.gov.br/noticias/documentos-1/relatorio-trimestral-ligue-180-2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário