Vídeo-aula 5: Protagonismo Juvenil e Participação Escolar

Esta aula aborda a importância do papel ativo do aluno na aprendizagem, explicitando como se dá a metodologia ativa de aprendizagem, fundamentada em Dewey. Na aprendizagem baseada em problemas o aluno aprende a olhar o mundo e problematizá-lo para poder nele intervir. Esta é uma metodologia de trabalho bastante diferente da tradicional, na qual o professor propõe atividades para que os alunos desenvolvam. Aqui o aluno é que vai definir o problema e vai trabalhar para buscar uma solução.

A aprendizagem baseada em problemas é uma "estratégia pedagógica que apresenta aos estudantes situações significativas e contextualizadas no mundo real" (Mayo, Donnelly, Nash & Schwartz, 1993. Trecho extraído da videoaula).

Ao trabalhar dessa forma, a escola possibilita aos alunos uma formação política, permitindo aos jovens a participação na vida social de forma crítica e autônoma. Segundo foi apresentado nesta videoaula, os jovens que participam de projetos que contam com ações voltadas ao protagonismo juvenil desenvolvem melhor as noções de ética e valores.


A imagem acima é do site da NOAA (Serviço de Meteorologia e Oceanografia dos Estados Unidos), que tem um programa de Educação no qual trabalha com a metodologia da aprendizagem baseada em problemas. A imagem mostra crianças trabalhando conforme a metodologia da aprendizagem baseada em problemas. O interessante é notar que as crianças trabalham de forma colaborativa, trocando ideias, sugerindo. O aluno é quem elabora questões, hipóteses e tenta resolver os problemas, o que os coloca no centro do processo de aprendizagem. Diferente do modelo escolar tradicional, no qual as crianças estão sentadas em carteiras individuais e enfileiradas, nesta metodologia os alunos interagem o tempo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário