Vídeo-aula 2: Os caminhos da interdisciplinaridade

A diferenciação das disciplinas permitiu que pudéssemos ter acesso ao conhecimento de modo analítico (por meio do qual dividimos para entender cada parte e, assim, compreender o todo). No entanto, ao se dividirem, as disciplinas tendem a se tornarem muito específicas, distanciando-se umas das outras. Isto é o que comumente se observa na realidade escolar, onde as disciplinas são separadas e nem sempre operam de forma integrada.
Através da interdisciplinaridade, é possível conhecer os fenômenos e compreendê-los em sua totalidade, uma vez que há diálogo entre as diversas disciplinas. Isto ocorre quando se faz uma atividade sobre, por exemplo a Copa do Mundo, ou as Olimpíadas, que pode ter orientação para que os alunos aprendam sobre os esportes, sobre o corpo humano, sobre a geografia de outros países, sobre a história dos países, sobre idiomas etc.

Fonte: Marcos Fernando Alves da Silva. http://marcosfernando.blogspot.com.br/

Esta imagem mostra um exemplo de como estudar um cubo de forma interdisciplinar: em ciências, mostrando sobre como seu material foi produzido, em matemática, ensinando a calcular seu volume, em artes, aprendendo a construir um cubo de papel e o aluno pensando em outras possibilidades a partir do que está vendo e aprendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário