Vídeo-aula 5: O conceito da transversalidade


A transversalidade pressupõe a abordagem, na escola, dos temas que dizem respeito à formação do aluno na perspectiva de prepará-lo para exercer sua cidadania de forma plena. Embora não seja de fato executada, é uma prerrogativa da escola atuar na formação não apenas intelectual, mas também nessa formação moral. Em tempos de novas configurações familiares, a escola, mais do que nunca, tem a missão de proporcionar esta formação.

O problema está no fato de que o currículo organizado por disciplinas é aplicado por profissionais que possuem formações específicas em suas áreas do conhecimento, e muitas vezes os temas transversais terminam por aparecer de forma episódica em atividades extras, em semanas temáticas, ou outros eventos pontuais no calendário escolar.

O ideal seria que houvesse dentro de todas as disciplinas espaços garantidos para que simultaneamente aos conteúdos curriculares, os temas transversais fossem também abordados. Temas como saúde, consumo, trabalho, sexualidade, ética, meio ambiente, pluralidade cultural, devem integrar as disciplinas, por meio de atividades que façam com que os alunos reflitam sobre as questões relacionadas a essas temáticas e que possam inclusive, propor ações para encaminhar possíveis soluções ao que for pertinente.



Mas por que isto não ocorre? há que se pensar hipóteses, como a falta de articulação entre o corpo docente nas escolas, a falta de planejamento coletivo nas unidades escolares, a falta de formação adequada, e inclusive, uma suposta necessidade de se estar sempre "em dia" com os conteúdos da disciplina formal, do currículo científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário