O mundo globalizado tem características marcantes no comércio, entretenimento e também nas relaçõe econômicas e sociais. Algumas definições sobre a globalização envolvem:
- a ascensão do neoliberalismo como discurso político dominante
- a atuação de grandes corporações empresariais, com forte estímulo ao consumismo:
--> desapego à própria história pessoal
--> obsolescência programada dos produtos
- meios de comunicação de massa ditando comportamentos homogeneizados
--> vestuário, fast foods, carros etc.
Na charge, a globalização homogeniza a todos. Fonte da imagem.
E se por um lado a globalização tende a homogeneizar costumes e comportamentos, por outro lado, há também resistências, o que está ligado aos fundamentalismos, à xenofobia, que incitam a violência, tanto física quanto simbólica.
O conceito de identidades híbridas está relacionado ao surgimento de novas identidades a partir da fragmentação/desarticulação de identidades preexistentes.
Segundo o professor Mário Nunes, a Educação pode atuar nesse contexto, cuidando para não se tornar simplesmente um lugar de formação de trabalhadores de baixa qualificação. O professor também aponta o movimento de empresas que criam seus próprios sistemas de ensino, suas próprias escolas (exemplo do banco Bradesco, ou da Federação das Indústrias - SESI).
Há a necessidade de trabalhar com os alunos a noção de que a globalização traz inúmeras implicações nos campos político, econômico e cultural/social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário